Avançar para o conteúdo principal

Mercado de síndicos profissionais vive momento de alta no Brasil

freepik


 Pesquisa do Síndiconet revela que ao menos 20% dos condomínios é administrado por síndicos profissionais e número de profissionais pode chegar a 420 mil

O Brasil vive um momento de crescimento notável no mercado de síndicos profissionais. Segundo estudo realizado pela Síndiconet, o número destes colaboradores chegou a uma base estimada de 420 mil em 2023.

A magnitude deste cenário é tão grande que, dez anos atrás, em 2013, apenas 6% dos condomínios brasileiros eram geridos por síndicos especializados. Hoje, o resultado é que 20% destas copropriedades estão nas mãos de pessoas que trabalham com apenas esta função.

Pela pesquisa, é nítido que o mercado de síndicos profissionais tem se destacado como uma alternativa confiável para os condomínios, oferecendo uma série de benefícios aos moradores. Esse grupo traz uma vasta experiência em áreas como finanças, gerenciamento de conflitos, manutenção e supervisão de equipes. Além disso, sua atuação impulsiona a transparência e a governança eficiente nos condomínios, resultando em uma melhoria geral da qualidade de vida para os residentes.

Neste contexto, Leonardo Mascarenhas, diretor comercial e embaixador do Nextin Home – ecossistema criado pela Nextin para a gestão condominial, compartilhou seu entusiasmo e perspectivas sobre esse fenômeno crescente. "Estamos testemunhando uma mudança significativa nas preferências dos moradores de condomínios, que buscam uma gestão profissional e especializada para garantir o bom funcionamento e a valorização de seus imóveis", assinala.

Ainda de acordo com o Síndiconet, 59% dos moradores de um condomínio, identificam a atuação de um síndico, como relevante, após a pandemia. Isso acentua a nota de 4.7, numa escala de 1 a 5, quanto a relevância do papel de um síndico.

A partir destes dados, fica claro que o papel do profissional é crucial ao fornecer serviços de qualidade e implementar práticas eficientes de administração condominial. Porém, para fazer a engrenagem girar e manter a ordem em um condomínio é preciso muito mais que força de vontade, é necessário desenvolvendo ágil.

“Sabemos que a função de um síndico é desafiadora e demanda habilidades de gestão eficiente. Para atender essa necessidade, precisamos incorporar na rotina dele um conjunto de práticas e valores que permite a adaptação rápida às mudanças, mas também é preciso fundamentar uma técnica para priorizar tarefas de forma eficiente e otimizar a comunicação com os moradores. É isto que tratamos como desenvolvimento ágil”, salienta Giorgio Caldeira, fundador e diretor de tecnologia da Nextin.

Sabendo da importância deste novo encarregado dentro de um condomínio e também quais atribuições são incumbidas a ele e quanto sua melhor metodologia de trabalho, falta apenas falar do suporte que ele carece para desenvolver suas funções. Considerando ainda que um único síndico pode administrar 10, 20, 30 e até mais pontos diferentes, cuidando da vida de centenas de famílias e milhares de pessoas.

“Hoje, os métodos de gestão estão modernos e incorporam sistemas tecnológicos que utilizam de recursos nascidos da Inteligência Artificial para colaborar com a gestão condominial. A tecnologia em favor dos métodos administrativos pode ajudar os síndicos a se organizarem quanto ao fluxo de pessoas que acessam os lares, também produzir comunicados rápidos para utilização interna, além de colaborar para a administração de recepção de encomendas, agendamento de horários para espaços diferentes e até mesmo para funções de segurança”, pontua Luana Caldeira, cofundadora e diretora de mercado da Nextin.

A especialista ainda explica que um dos principais benefícios da Inteligência Artificial é a automação de tarefas repetitivas e burocráticas. “Afazeres como agendamento de manutenção, controle de acesso, monitoramento de segurança e gestão financeira podem ser realizadas de forma mais eficiente e precisa, otimizando o tempo e permitindo que os profissionais se concentrem em questões mais estratégicas e de maior valor agregado”, finaliza.

A Nextin tem sido uma parceira estratégica para muitos síndicos profissionais, fornecendo soluções inovadoras e tecnológicas que otimizam as operações diárias de administração. A empresa disponibiliza o Nextin Home, uma solução tecnológica com mais de 30 funções em forma de aplicativo para condomínio mais completa que irá encontrar, para auxiliar o dia a dia nesses locais de moradia, possuindo um sistema de gestão e monitoramento que inclui site e portaria.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Código Civil determina boas práticas nos condomínios e síndico como intermediador de conflitos

Créditos: Freepik Ficar em casa tornou-se um hábito mais intenso nos últimos anos. Os trabalhos em  home office  e as tecnologias digitais dispensam as pessoas de passarem mais tempo na rua, resolvendo problemas. Como consequência, o convívio com os vizinhos tornou-se mais frequente. Isso envolve não apenas as relações amistosas, mas também as eventuais diferenças que possa haver entre ambos. ‌ Seja por conta de um barulho excessivo ou em hora imprópria, um vazamento ou de um comportamento inadequado, esses desacordos, quando se transformam em conflitos, costumam cair no colo do síndico. “O problema é que o síndico também é um morador, com seus problemas pessoais, com seu trabalho, suas prioridades e até suas afinidades com outros moradores. Mas o papel de intermediar essas situações é realmente dele”, explica Daniel Nahas, CEO da Administradora CASA, empresa especializada em administração de condomínios na egião metropolitana de Belo Horizonte. ‌ A despeito de algum vizinho não querer

Por que vale a pena aderir à energia solar residencial

Créditos: Freepik Para uma parcela cada vez maior da população brasileira, as contas de luz vão se tornando coisa do passado, e que não vão deixar nenhuma saudade. A dependência exclusiva de energia elétrica fornecida pelas concessionárias, como a Eletrobras, a Cemig ou a Enel, já há alguns anos perdeu força para grandes oportunidades de economia e até de bons negócios. O acesso aos painéis solares, inclusive residenciais, garantem energia mais limpa, mais econômica e até mais flexível. Isto porque o consumidor não precisa restringir sua estrutura aos quilowatts que lhes são necessários, mas instalar uma quantidade superior à demanda e repassar o excedente a outras instalações em seu nome, CPF ou CNPJ. Essa ideia vem transformando a maneira como os brasileiros se relacionam com este mercado, impactando inclusive os novos projetos imobiliários. Tanto que os sistemas de energia de matriz solar vêm crescendo exponencialmente em todo o país. Atualmente, existem mais de 2 milhões de painéis

NATAL DA ESPERANÇA, DA ALEGRIA E DO RECOMEÇO - ANO II

  Sustenido Grupo Musical - Crédito: Alexandre Gomes Projeto que integra o  Natal Cultural Cemig 2022   oferece diversão e encantamento para toda a família em programação especial nas dependências do Museu de Artes e Ofícios.   Durante 4 dias no mês de dezembro (16, 17, 20 e 21), será realizado um evento  com temática natalina , incluindo montagem de presépio,  atividades e concertos  com acesso  gratuito e aberto ao público,  no coração de Belo Horizonte: a Praça da Estação.   A ação busca  transformar este período do ano em um momento de alegria e renovação  e reunir famílias para celebrar a data durante o mês de dezembro, assim como estimular  a visitação ao  Museu de Artes e Ofícios  e ao Espaço Cemig SESI de Eficiência Energética – importante local com acesso democrático, que cumpre um notável papel na educação dos visitantes.   O evento reúne contador de estórias, apresentações de coral e grupo musical – todos com artistas e músicos mineiros, valorizando a vocação cultural local,