Avançar para o conteúdo principal

Uberaba recebe circuito Praças de Minas

 

Crédito: @wqfoto

Do artesanato à gastronomia, evento gratuito oferece programação diversificada

 

A cultura de conviver em praças é uma tradição do mineiro. Seja para uma conversa com os amigos, um passeio para espairecer a cabeça ou até para aproveitar a cultura local. E é pensando neste aspecto cultural que nasceu o Praças de Minas, evento que procurar uma conexão entre as diversas variantes artísticas como a música e o artesanato. Em sua segunda edição, chega à Uberaba, no Triângulo Mineiro, no 27 de maio, sábado.

A casa desta edição é a Praça Dr. Jorge Frange, no bairro São Benedito. Entre 14h e 23h o espaço irá receber uma estrutura integrativa que possibilitará uma sequência de eventualidades gratuitas e disponíveis para toda família poder acessar livremente. Cerca de duas mil pessoas são aguardadas.

Todo esse público poderá apreciar apresentações musicais do início ao fim deste encontro. Para tornar isso possível, três grupos musicais renomados regionalmente serão convidados a subirem no palco do Praças de Minas. Além de um DJ e outros artistas.

“Somos muito orgulhosos de valorizar a cultura de Uberaba. Essa cidade tão importante para todo o contexto econômico, turístico, cultural e gastronômico de Minas Gerais. Afinal, nossa iniciativa tem como objetivo criar uma conexão regional através de suas próprias ações, sua própria gente e suas próprias histórias. Queremos que as pessoas se reconheçam com músicos regionais e locais, produtores, artesãos, gastronomia locais e regionais, em praça pública”, esclarece Alfredo Henrique, diretor da Result, empresa responsável pela realização do projeto.

Para Alfredo, a organização é pensada numa lógica que acompanha o acolhimento do povo mineiro. “Estamos pensando toda estrutura para receber o público da melhor forma possível. Nós mineiros temos quente em nossas veias o carinho por acolher. Estamos nos valendo desse sentimento para acolher a todos de um modo característico de nosso povo. Esperamos que todos se sintam em casa”, salienta.

Além das atividades de lazer, o circuito dispõe de uma feira para artistas e comerciantes locais poderem apresentar e comercializar seu trabalho. Participam cerca de 40 expositores com artigos variados que trafegam entre gastronomia, brinquedos, artesãs manuais e vestuário.

Não bastasse, o Praças de Minas ainda almeja deixar um legado após sua passagem por Uberaba. Para essa missão, o evento irá promover três oficinas de aprendizagem. Duas dessas oficinas estão diretamente ao artesanato e uma outra é referente a produção de um prato típico da culinária mineira.

“Nós mineiros somos pessoas plurais. Amamos uma boa prosa, um almoço em família, apreciar boa arte e, claro, escutar música de qualidade. O Praças de Minas amarra essas e todas as outras paixões de nosso povo e coloca em praça pública, para que todos possam participar e se sentirem a vontade. Vai ser um prazer receber os uberabenses nesse encontro”, convida Alfredo.

O Praças de Minas acontece com patrocínio da CEMIG e do Governo de Minas Gerais, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.   Conta ainda com o apoio da Associação dos Expositores da FEIRARTE e da Feira Negra Afro Cultural, além de apoio cultural da Pomar Cultural. A realização é da Result.

PROGRAMAÇÃO:
14h -
Oficina culinária de torresmo
15h - Banda Manfredinis
15h30 - Artesanato através de Gesso e MDF
17h - Artesanato através de Fitas
18h30- Banda Regional
21h - Gilberto Costa e Banda

 

SERVIÇO:
Praças de Minas – Uberaba
Data:
27/05
Horário: 14h às 23h
Local: Praça Dr. Jorge Frange - São Benedito
Entrada franca


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Código Civil determina boas práticas nos condomínios e síndico como intermediador de conflitos

Créditos: Freepik Ficar em casa tornou-se um hábito mais intenso nos últimos anos. Os trabalhos em  home office  e as tecnologias digitais dispensam as pessoas de passarem mais tempo na rua, resolvendo problemas. Como consequência, o convívio com os vizinhos tornou-se mais frequente. Isso envolve não apenas as relações amistosas, mas também as eventuais diferenças que possa haver entre ambos. ‌ Seja por conta de um barulho excessivo ou em hora imprópria, um vazamento ou de um comportamento inadequado, esses desacordos, quando se transformam em conflitos, costumam cair no colo do síndico. “O problema é que o síndico também é um morador, com seus problemas pessoais, com seu trabalho, suas prioridades e até suas afinidades com outros moradores. Mas o papel de intermediar essas situações é realmente dele”, explica Daniel Nahas, CEO da Administradora CASA, empresa especializada em administração de condomínios na egião metropolitana de Belo Horizonte. ‌ A despeito de algum vizinho não querer

Por que vale a pena aderir à energia solar residencial

Créditos: Freepik Para uma parcela cada vez maior da população brasileira, as contas de luz vão se tornando coisa do passado, e que não vão deixar nenhuma saudade. A dependência exclusiva de energia elétrica fornecida pelas concessionárias, como a Eletrobras, a Cemig ou a Enel, já há alguns anos perdeu força para grandes oportunidades de economia e até de bons negócios. O acesso aos painéis solares, inclusive residenciais, garantem energia mais limpa, mais econômica e até mais flexível. Isto porque o consumidor não precisa restringir sua estrutura aos quilowatts que lhes são necessários, mas instalar uma quantidade superior à demanda e repassar o excedente a outras instalações em seu nome, CPF ou CNPJ. Essa ideia vem transformando a maneira como os brasileiros se relacionam com este mercado, impactando inclusive os novos projetos imobiliários. Tanto que os sistemas de energia de matriz solar vêm crescendo exponencialmente em todo o país. Atualmente, existem mais de 2 milhões de painéis

NATAL DA ESPERANÇA, DA ALEGRIA E DO RECOMEÇO - ANO II

  Sustenido Grupo Musical - Crédito: Alexandre Gomes Projeto que integra o  Natal Cultural Cemig 2022   oferece diversão e encantamento para toda a família em programação especial nas dependências do Museu de Artes e Ofícios.   Durante 4 dias no mês de dezembro (16, 17, 20 e 21), será realizado um evento  com temática natalina , incluindo montagem de presépio,  atividades e concertos  com acesso  gratuito e aberto ao público,  no coração de Belo Horizonte: a Praça da Estação.   A ação busca  transformar este período do ano em um momento de alegria e renovação  e reunir famílias para celebrar a data durante o mês de dezembro, assim como estimular  a visitação ao  Museu de Artes e Ofícios  e ao Espaço Cemig SESI de Eficiência Energética – importante local com acesso democrático, que cumpre um notável papel na educação dos visitantes.   O evento reúne contador de estórias, apresentações de coral e grupo musical – todos com artistas e músicos mineiros, valorizando a vocação cultural local,