Avançar para o conteúdo principal

Pompéu Folia retorna as ruas como um dos maiores de Minas Gerais

 

Banda Vira e Mexe - divulgação

Serão três dias de folia garantidos e gratuitos contemplando a programação do evento mais aguardado da cidade em 2023

 

Finalmente, a folia está de volta às ruas de Pompéu (MG). Conhecida por carnavais históricos, aclamados pelo público brasileiro, a cidade da Região Central de Minas Gerais se prepara para receber novamente foliões durante três dias de festa numa mistura de ritmos que é a receita certa de muita alegria e bons momentos com mais uma edição do Pompéu Folia.

Após dois anos distante dos cortejos, por conta da pandemia da Covid-19, Pompéu prepara uma estrutura de ponta para abrigar catorze atrações entre 17 e 19 de fevereiro. O palco será montado na Rua Dona Joaquina, no Centro da cidade. A seleção de artistas contempla tanto nomes reconhecidos regionalmente, quanto no Estado e a entrega do trabalho varia entre gêneros musicais como o axé, a MPB, o rock e o samba.

Para todo esse emaranhado de música e alegria, a entrada é gratuita e não carece de retirada de convite. A expectativa é de que o evento alcance cerca de até 3 mil pessoas a cada dia. Missão valoroso e ardil para Alfredo Henrique, produtor do Pompeu Folia.

“Levantar o carnaval de Pompéu após pandemia, essa cidade com tanta tradição e expressão é mais que uma missão. É um dever! Consideramos que o a folia da cidade está entre as melhores, mais bem estruturados e maiores carnavais do estado de Minas Gerais. A cidade atrai, anualmente, dezenas de milhares de foliões do Brasil e do Exterior, proporcionando momentos de alegria, partilha cultural e também diversos benefícios sociais, econômicos e estruturais à cidade”, comenta o produtor.

O dever de Alfredo começa com o concurso de blocos. Na sexta-feira (17), blocos caricatos desfilam pela rua em verdadeiros cortejos com música, bateria e muita animação. No dia seguinte, sábado (18), os grupos retornam para um concurso ao qual mostraram todo seu encanto e, finalmente, concorrem em uma premiação que irá eleger o melhor bloco do carnaval. Finalmente, no domingo (19), a partir de 17h30, o resultado do concurso e a coroação do grande campeão.

Já no palco, a festa também segue um fluxo. Entre os destaques, vale lembrar os shows das bandas Vira e Mexe, com seu axé para lá de animado, a apresentação do cantor Rodrigo Bergal, e seu repertório cheio de hits de músicas brasileiras, e ainda a apresentação da dupla Igor e Júnior, trazendo os grandes clássicos da música sertaneja.

Além disso, esse é um festejo para a família toda. O calendário integra matinês para crianças poderem curtir uma tarde ao som da artista Amanda Roberta. Este também é um evento pensado para atender a todos os critérios de acessibilidade.

“Carnaval é sinônimo de alegria e toda nossa equipe está de mãos dadas para entregar a todas as pessoas que nos visitarem a alegria de comemorar a vida. Estamos saindo de uma pandemia, retomando eventos e queremos aproveitar este momento para sorrir, amar e usar da arte para transmitir os melhores dos sentimentos. Esse é o convite do Pompeu Folia”, exclama Alfredo.

Pompeu Folia é um evento proporcionado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura, tem patrocínio da Cemig e apoio do VC+ Cultura, COMTUR, ABRASPROVE, Sicoob Credipeu, Leitepéu, BET7K e da rádio 97,9 Exclusiva FM. A produção é assinada pela Result, a co-realização é da Prefeitura de Pompeu, a realização da MR e do Governo de Minas Gerais.

Folia e economia

Não bastasse todo o lado cultural, artístico e de valorização das raízes mineiras através da música, o Pompéu Folia também é um grande fomentador da economia local. Da fase de planejamento do projeto até o pós-produção, cerca de 600 empregos diretos são gerados dentro do município.

Profissionais como montadores, produtores, artistas, técnicos, equipes de bar, alimentício, seguranças, administração, transportes e logística em geral. Além disso, toda a cidade se prepara para receber os turistas e também oferecer serviços a este grandioso público. Tudo isso sem mencionar os empregos indiretos.

“O evento se consolidou no estado com retornos múltiplos a uma gama de beneficiários, proporcionando acesso cultural, diversão, conforto e segurança aos foliões. Não bastasse o lado cultural, ainda tem um forte papel de difusor econômico, atraindo recursos, investimentos e contribuindo para melhorias constantes na estrutura da cidade. O Pompéu Folia gera anualmente dividendos a toda cadeia produtiva do setor artístico, bem como retornos para os setores de serviços, hotelaria, ramo alimentício, transportes e outros da cidade e do estado”, explica Alfredo.

 

Programação:

Sexta-feira, 17/02
18h –
 Concentração do bloco Luz Sã Cana
19h – Desfile de blocos
20h – Animação e dança com Mistura Boa
21h – Show com Swing Total
23 – Show com Vira e Mexe

Sábado, 18/02
17h – Animação e dança com Mistura Boa
18h – Concurso dos blocos
19 – DJ Kbção
20h30 – Show com Prazer Absoluto
22h30 – Show com Rodrigo Bergal

Domingo, 19/02
16h30 – Matinê para as crianças com Amanda Roberta
17h30 – Resultado do concurso dos blocos
18h – Show com Prazer Absoluto
20h – Show com Igor e Júnior


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Código Civil determina boas práticas nos condomínios e síndico como intermediador de conflitos

Créditos: Freepik Ficar em casa tornou-se um hábito mais intenso nos últimos anos. Os trabalhos em  home office  e as tecnologias digitais dispensam as pessoas de passarem mais tempo na rua, resolvendo problemas. Como consequência, o convívio com os vizinhos tornou-se mais frequente. Isso envolve não apenas as relações amistosas, mas também as eventuais diferenças que possa haver entre ambos. ‌ Seja por conta de um barulho excessivo ou em hora imprópria, um vazamento ou de um comportamento inadequado, esses desacordos, quando se transformam em conflitos, costumam cair no colo do síndico. “O problema é que o síndico também é um morador, com seus problemas pessoais, com seu trabalho, suas prioridades e até suas afinidades com outros moradores. Mas o papel de intermediar essas situações é realmente dele”, explica Daniel Nahas, CEO da Administradora CASA, empresa especializada em administração de condomínios na egião metropolitana de Belo Horizonte. ‌ A despeito de algum vizinho não querer

Por que vale a pena aderir à energia solar residencial

Créditos: Freepik Para uma parcela cada vez maior da população brasileira, as contas de luz vão se tornando coisa do passado, e que não vão deixar nenhuma saudade. A dependência exclusiva de energia elétrica fornecida pelas concessionárias, como a Eletrobras, a Cemig ou a Enel, já há alguns anos perdeu força para grandes oportunidades de economia e até de bons negócios. O acesso aos painéis solares, inclusive residenciais, garantem energia mais limpa, mais econômica e até mais flexível. Isto porque o consumidor não precisa restringir sua estrutura aos quilowatts que lhes são necessários, mas instalar uma quantidade superior à demanda e repassar o excedente a outras instalações em seu nome, CPF ou CNPJ. Essa ideia vem transformando a maneira como os brasileiros se relacionam com este mercado, impactando inclusive os novos projetos imobiliários. Tanto que os sistemas de energia de matriz solar vêm crescendo exponencialmente em todo o país. Atualmente, existem mais de 2 milhões de painéis

NATAL DA ESPERANÇA, DA ALEGRIA E DO RECOMEÇO - ANO II

  Sustenido Grupo Musical - Crédito: Alexandre Gomes Projeto que integra o  Natal Cultural Cemig 2022   oferece diversão e encantamento para toda a família em programação especial nas dependências do Museu de Artes e Ofícios.   Durante 4 dias no mês de dezembro (16, 17, 20 e 21), será realizado um evento  com temática natalina , incluindo montagem de presépio,  atividades e concertos  com acesso  gratuito e aberto ao público,  no coração de Belo Horizonte: a Praça da Estação.   A ação busca  transformar este período do ano em um momento de alegria e renovação  e reunir famílias para celebrar a data durante o mês de dezembro, assim como estimular  a visitação ao  Museu de Artes e Ofícios  e ao Espaço Cemig SESI de Eficiência Energética – importante local com acesso democrático, que cumpre um notável papel na educação dos visitantes.   O evento reúne contador de estórias, apresentações de coral e grupo musical – todos com artistas e músicos mineiros, valorizando a vocação cultural local,