Avançar para o conteúdo principal

Na retomada do carnaval de rua, Contagem resgata raízes culturais

 

Crédito: reprodução/Angola Janga

Evento conta com apresentação de blocos locais entre sábado e terça-feira de carnaval

 

Após anos e anos distantes da folia, as ruas de Contagem voltam a abraçar foliões e se preparam para um grande cortejo de quatro dias de carnaval. Entre 18 e 21 de fevereiro, a Passarela do Samba, no bairro Cinco, se transforma na casa da alegria e será preparada para receber apresentações artísticas para todas as idades.

O Carnaval de Contagem retorna num conceito de resgate. Isso porque a produção prepara um evento para trazer à tona a cultura e as raízes do município. Para tanto, a escolha das atrações contempla especialmente a apresentação de blocos nascidos na cidade, como Bloco Maria Baderna e o Bloco Carnavalescos dos Metralhas.

Toda a programação é gratuita, não carece de retirada de ingressos e o acesso é livre. Toda programação e atualizações acerca da rotina das eventualidades pode ser assistida na conta de Instagram @carnavalcontagem2023. Conforme a equipe de produção, a expectativa de público é de cerca de 15 mil pessoas.

Essa volta às origens do Carnaval de Contagem é uma missão para Vitor Gonzaga, produtor do evento. “Trazer o carnaval de rua à Contagem, para mim e para minha equipe, é muito mais do que fazer um evento para pessoas se divertirem. É um compromisso em apresentar a este povo uma tradição que estava se perdendo. A sensação é de que estamos trabalhando pela identidade da cidade, usando seu próprio povo para contar sua história através de arte e folia”, esclarece.

Dos pais para os filhos, o evento acolhe pessoas de qualquer idade. Isso porque haverá espaços adaptados para a diversão infantil, além dos palcos para apresentação dos blocos, bandas e Djs. O evento também é petfriendly e os pets também são bem-vindos neste cortejo.

E por falar em adaptação, a escolha da Passarela do Samba como lar também é uma referência que integra a ideia de valorizar a verdadeira Contagem, conta Vitor. “Escolhemos este local porque aqui é a rua nua e crua de nossa cidade. Por aqui, centenas de eventos e manifestações culturais e até políticas já deixaram suas marcas. Estando aqui, nos unimos a estes antepassados e ainda reforçamos o valor de Contagem”, salienta.

O Carnaval de Contagem é evento proporcionado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura com patrocínio da Cemig. A gestão é por conta da Pomar Cultural e a realização da Encruza Produções com apoio da Prefeitura de Contagem e Governo de Minas Gerais.

Programação – Carnaval de Contagem
Local: Passarela do Samba – 
R. José Pedro de Araújo, 962

 

Sábado, 18/02
10h –
 Abertura com DJ Menucci
10h30 – Transborda
12h – DJ Menucci
12h30 – Bloco do Boi
14h – DJ  Menucci
14h30 – Bloco Angola Janga
16h – Encerramento com DJ  Menucci

Domingo, 19/02
10h – Abertura com DJ Menucci
10h30 – Batucarte
12h – DJ Alguzto
12h30 – Bloco da Resenha
14h – DJ Alguzto
14h30 – Raxxta
16h – Encerramento com DJ Alguzto

Segunda-feira, 20/02
10h – Abertura com DJ Declie
10h30 – Bloco dos Metralhas
12h – DJ Declie
12h30 – Maria Maderna
14h – DJ Declie
14h30 – Flavinho
16h – Encerramento com DJ Declie

Terça-feira, 21/02
10h – Abertura com DJ Declie
10h30 – Bloco dos Batuqueiros
12h – DJ Declie
12h30 – Samba da Meia Noite
14h – DJ Declie
14h30 – Adriana Araújo

16h – Encerramento com DJ Declie 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Código Civil determina boas práticas nos condomínios e síndico como intermediador de conflitos

Créditos: Freepik Ficar em casa tornou-se um hábito mais intenso nos últimos anos. Os trabalhos em  home office  e as tecnologias digitais dispensam as pessoas de passarem mais tempo na rua, resolvendo problemas. Como consequência, o convívio com os vizinhos tornou-se mais frequente. Isso envolve não apenas as relações amistosas, mas também as eventuais diferenças que possa haver entre ambos. ‌ Seja por conta de um barulho excessivo ou em hora imprópria, um vazamento ou de um comportamento inadequado, esses desacordos, quando se transformam em conflitos, costumam cair no colo do síndico. “O problema é que o síndico também é um morador, com seus problemas pessoais, com seu trabalho, suas prioridades e até suas afinidades com outros moradores. Mas o papel de intermediar essas situações é realmente dele”, explica Daniel Nahas, CEO da Administradora CASA, empresa especializada em administração de condomínios na egião metropolitana de Belo Horizonte. ‌ A despeito de algum vizinho não querer

Por que vale a pena aderir à energia solar residencial

Créditos: Freepik Para uma parcela cada vez maior da população brasileira, as contas de luz vão se tornando coisa do passado, e que não vão deixar nenhuma saudade. A dependência exclusiva de energia elétrica fornecida pelas concessionárias, como a Eletrobras, a Cemig ou a Enel, já há alguns anos perdeu força para grandes oportunidades de economia e até de bons negócios. O acesso aos painéis solares, inclusive residenciais, garantem energia mais limpa, mais econômica e até mais flexível. Isto porque o consumidor não precisa restringir sua estrutura aos quilowatts que lhes são necessários, mas instalar uma quantidade superior à demanda e repassar o excedente a outras instalações em seu nome, CPF ou CNPJ. Essa ideia vem transformando a maneira como os brasileiros se relacionam com este mercado, impactando inclusive os novos projetos imobiliários. Tanto que os sistemas de energia de matriz solar vêm crescendo exponencialmente em todo o país. Atualmente, existem mais de 2 milhões de painéis

NATAL DA ESPERANÇA, DA ALEGRIA E DO RECOMEÇO - ANO II

  Sustenido Grupo Musical - Crédito: Alexandre Gomes Projeto que integra o  Natal Cultural Cemig 2022   oferece diversão e encantamento para toda a família em programação especial nas dependências do Museu de Artes e Ofícios.   Durante 4 dias no mês de dezembro (16, 17, 20 e 21), será realizado um evento  com temática natalina , incluindo montagem de presépio,  atividades e concertos  com acesso  gratuito e aberto ao público,  no coração de Belo Horizonte: a Praça da Estação.   A ação busca  transformar este período do ano em um momento de alegria e renovação  e reunir famílias para celebrar a data durante o mês de dezembro, assim como estimular  a visitação ao  Museu de Artes e Ofícios  e ao Espaço Cemig SESI de Eficiência Energética – importante local com acesso democrático, que cumpre um notável papel na educação dos visitantes.   O evento reúne contador de estórias, apresentações de coral e grupo musical – todos com artistas e músicos mineiros, valorizando a vocação cultural local,